Jovem Aprendiz SENAC 2014 – Inscrições

Chegou a oportunidade certa para que os jovens estudantes de Ensino Médio e Fundamental consigam entrar no mercado de trabalho. É o programa Jovem Aprendiz, que contrata jovens em idade escolar para receber treinamento e ser efetivado em empresas brasileiras. Se este é o seu caso, pode começar a sua carreira no próximo ano. O programa ajuda muitos jovens que precisam ingressar no mercado de trabalho e encontram barreiras pela falta de experiência e formação.

Além disso, o Programa Jovem Aprendiz auxilia as empresas a formar mão de obra qualificada para atender a demanda do mercado e também contribui para a inserção do jovem trabalhador no mercado de trabalho. Com a formação adequada e com a primeira experiência o jovem tem mais chances de um futuro promissor.

O SENAC é a instituição que mais contribui para o crescimento do país e da população mais jovem. O SENAC participa do Programa Jovem Aprendiz fornecendo qualificação profissional para estes jovens ingressarem de forma mais fácil no mercado de trabalho.

Como Participar do Jovem Aprendiz 2014

Basta que o jovem tenha a idade entre 14 e 24 anos para se candidatar a uma vaga em milhares de empresas em todas as regiões do Brasil. O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial vem promovendo desde a década de 1940 o desenvolvimento do trabalhador brasileiro, com cursos de formação profissional de qualidade.

A Lei da Aprendizagem, também conhecida como Lei do Aprendiz, determina que as empresas tenham de 5% a 15% de aprendizes em seu quadro de funcionário. Para sair na frente, o jovem precisa se dedicar ao treinamento, às suas funções na empresa e jamais faltar às aulas na escola ou curso profissionalizante. As chances de crescer na empresa são reais para jovens esforçados.

Segundo o Ministério do Trabalho, a aprendizagem é uma das modalidades do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), que tem a função de fiscalizar o cumprimento das cotas das empresas que devem ser obedecidas de acordo com a Lei 10.097, de 2000.

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Senac são oferecidos apenas às pessoas de baixa renda. Assim, para concorrer a uma vaga é necessário que o jovem possua renda familiar mensal bruta de até dois salários mínimos. E para fazer o cálculo, é preciso somar a renda de todas as pessoas da família que residem no mesmo domicilio – pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã) ou avô(ó) – conforme o regulamento do SENAC.

Cursos do SENAC – Jovem Aprendiz 2014

O SENAC possui à disposição diversos cursos profissionalizantes, ideais para o mercado de trabalho. Se você tem este perfil e se interessou nos cursos, deve ir até a unidade do SENAC de sua cidade para ver quais cursos de capacitação são interessantes e se cadastrar para participar do programa.

Os jovens contratados pelo no programa irão trabalhar nas empresas como aprendizes por um determinado período – o contrato chega a ter 24 meses de duração em regime CLT, e muitos destes jovens podem ser efetivados.

Entre os cursos ofertados pelo SENAC estão os cursos de aprendizagem em Serviços Administrativos, Operador de Computadores, Almoxarifado, Supermercado, Vendas, Atendimento em Postos de Combustíveis, Help Desk, Vendas e Telemarketing, etc. Outros cursos podem ser oferecidos dependendo da região.

Inscrição Jovem Aprendiz 2014 – SENAC

Para fazer a matrícula em um curso do SENAC o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

- Ficha de inscrição do Programa Jovem Aprendiz em duas vias, preenchida pela empresa parceira;

- Carta de apresentação;

- Cópia do comprovante de escolaridade;

- Cópia da carteira de identidade e número do CPF (se possuir);

- Cópia do comprovante de endereço;

- Carteira de trabalho e cópia da certidão de nascimento.

Entre no site do SENAC de sua região e se informe melhor sobre as datas das inscrições.

Leia Também: Jovem Aprendiz 2014 Vale 

Gostou? Então compartilhe:

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...